quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tsuru

Olá amigos e amigas,
Sei que estou devendo diagramas e PAPs e links que prometi postar, mas o tempo está meio corrido e graças a Deus, tive várias encomendas e fiquei um pouco atolada.
Na última postagem prometi um post somente sobre o tão famoso e comentado Tsuru, então vamos lá...

TSURU
Por Maria Rosa
 
 Os tsurus (no ocidente são conhecidos como cegonha ou grou) são aves grandes, de cores contrastantes, plumagem clara chegando ao branco com extremos de fascinante degradê vermelho, e dotado de inigualável encanto. Beleza essa considerada sagrada pelos japoneses que acreditam que o pássaro representa a vitalidade da juventude.
Na cultura asiática, são tidos como os pássaros mais velhos do planeta, com expectativa de vida de cerca de mil anos.
Eram os pássaros companheiro dos eremitas que faziam meditação no alto das montanhas. Tidos como Eremitas Místicos, supunham ter poderes sobrenaturais que retardava o envelhecimento. Ao longo dos tempos - por ter sido companheiros desses eremitas - creditaram aos tsurus essa mística de serem um talismã poderoso, uma ave com ações sobrenaturais capazes de retardar o processo de envelhecimento. Assim, o pássaro ganhou o título "Pássaro da longevidade".
A crença da juventude perdura até os dias atuais na Ásia, onde os tsurus simbolizam a mocidade eterna e a felicidade plena.
 
A Crença
 
A arte do origami (dobrar papel) se inspirou nessa ave para criar uma de suas mais conhecidas formas, tanto que muitos também consideram o tsuru como o símbolo dessa arte japonesa. Até algum tempo atrás era comum encontrar no Japão pedaços de barbantes amarrados com vários desses tsurus de papel, que eram pendurados no teto para distrair os bebês ou deixados nos templos para pedir proteção. Nesse país, acredita-se que dobrar 1.000 origamis de tsurus com a mente direcionada para uma necessidade ou desejo, garante seu desejo realizado.
Aos enfermos, papéis para fazer origamis de tsurus são oferecidos pelos visitantes, amigos, parentes, etc. A lenda diz que quanto mais origamis de tsurus o adoentado fizer, mais rápida será sua recuperação.
 
Em memória de Sadako Sasaki:
 
Sobre dobrar os mil tsurus de origami e ter seu desejo realizado, a lenda foi reforçada a partir de uma das mais belas histórias de esperança e luta pela vida que conhecemos.
No dia 6 de agosto de 1945, ocorreu um dos mais trágicos eventos da história da humanidade: os Estados Unidos detonaram sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, a primeira bomba atômica da 2ª Guerra Mundial! Três dias depois seria a vez da cidade japonesa de Nagasaki  sofrer com um ataque nuclear.
A bomba caiu a pouco mais de um quilômetro da casa da menina Sadako Sasaki, que na época tinha dois anos. A mãe de Sasaki conseguiu salvá-la da explosão, no entanto, durante a fuga, as duas tomaram da chuva radioativa que caiu após o ataque.
Sasaki viveu normalmente até os 12 anos de idade, quando descobriu que estava com leucemia (câncer no sangue devido a radiação nuclear que foi exposta). Em tratamento no hospital ela recebeu a visita de uma amiga que lhe contou a lenda dos mil tsurus de papel. Logo Sasaki começou a fazer as dobraduras, mentalizando sempre a sua cura, para que ao final do trabalho ela saísse do hospital livre da leucemia.
Sasaki, no entanto, não teve forças para completar os mil pássaros de papel que pretendia, tendo feito 964 tsurus até o dia 25 de outubro de 1955, quando veio a falecer. Seus colegas de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro.
A notícia do esforço de Sasaki logo se espalhou pelo Japão e pelo mundoEstudantes de mais de 3.000 Escolas do Japão e de 9 outros países  iniciaram uma campanha para a construção de um monumento em Hiroshima em sua memória e das outras milhares de crianças que morreram, ficaram feridas ou estavam doentes em decorrência da bomba. O apelo popular foi atendido e em 05 de maio de 1958 foi inaugurado em Hiroshima, no Parque da Paz, o Monumento da Paz das Crianças com a Estátua da menina Sasaki erguendo um origami de tsuru.
A história de Sadako Sasaki é considerada como um dos símbolos da luta pelo fim das armas nucleares, e a vontade de viver da menina japonesa que mesmo doente se pôs a fazer mil tsurus de papel são vistas como um símbolo da paz, tanto que todos os anos, no dia 6 de agosto (no qual se comemora o Dia da Paz) milhares de pessoas enviam tsurus ao Monumento da Paz das Crianças e, visitam todos os memoriais erigidos com esse propósito em “Hiroshima e Nagazaki” depositando milhares de Tsurus, para mostrar que a esperança e o desejo de dias melhores ainda existem em nosso planeta.

Viu? não é linda e mística a história do Tsuru?
Vamos dobrar?

Além do mais, os tsurus embelezam qualquer peça de origami, adoro dobrá-los, até me sinto meio oriental....
Beijinhos!!!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Móbile de Tusuru

Olá!!!!
Boa noite de sexta para todos!!!
Fim de semana chegando.... Adoro fim de semana, pena que é curto, mas está bom, se fosse longo perdia o encanto (eu acho)...rsrsrs!



Não ficou lindo esse móbile com caixinha???
Achei uma opção maravilhosa para presentear os amigos em épocas especiais ou festas, como lembrancinha.
A caixinha é da Tomoko fuse.
Amanhã criarei um post ensinando e falando sobre o Tsuru, para quem ainda não sabe e tentarei fazer também um PAP da caixinha que é super fácil de fazer e pode ser utilizada em diversas situações.
Beijinhos!!!!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mini Álbum de fotos

Olá amigos,
estou meio sumida esta semana, estou muito atarefada, mas não parei de dobrar, só de postar!!!!
Fiz esse "albinho" de fotos e realmente ficou muito fofo, usei papel de presente branco com poá preto e fiz os detalhes em vermelho,
A dobra realmente é muito fácil e gostosa de fazer, infelizmente não lembro onde peguei...



Neste que fiz cabem 6 fotos de aprox. 7,5 cm, mas pode ser feito para quantas fotos quiser, ou então, no lugar de fotos podem ser colocadas mensagens.
Beijinhos a todos!!!!
P.S. Assim que eu redescobrir o diagrama publico para vocês.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dica legal

Olá!!!!
Uma dica legal...
já precisei de papéis dupla face com cores específicas, as quais eu não tinha, então, ouvindo a sugestão de uma amiga, que ouviu de um amigo, colei e criei alguns papéis que ficaram ótimos.
Para colar utilizo, para um lado, papel com gramatura baixa e para o verso, papel de seda, na cor necessária.
faço a colagem utilizando termolina caseira, feita com 2 medidas de cola branca e 1 e 1/2 de álcool.
Colo pequenos pedaços e espero secar bem para recortar e dobrar.
Algumas pequenas rugas que ficam desaparecem durante a dobra.
O resultado costuma ser satisfatório.
Na mandala do sol, por exemplo, que postei ontem, utilizei esta técnica para conseguir as pontas douradas.
A mesma receita de termolina caseira uso para impermeabilizar algumas peças.
Espero que ajude!!!
Beijinhos


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mandala do sol

Olá,
estou meio sumida... muito trabalho... e um pouco de preguiça, devo confessar!!!!
Detalhe, ainda não fotografei algumas peças para postar, mas a luminosidade aqui em casa a noite não é muito boa e durante o dia eu sempre esqueço...
Esta mandala que fiz, pelas cores que usei dei o nome de mandala do sol, tão poético, não é mesmo?
É simples de dobrar, o mais engraçado é que era pra ser uma estrela de 16 pontas, depois de tudo coladinho e terminado encontrei uma ponta da estrela, bem embaixo de mim... eu estava sentada encima, e não percebi, então minha  mandala ficou com 15 pontas rsrsrsrs..... Loucura!!!!!
Mesmo assim, gostei do resultado, acho que ficará perfeita em uma varanda bem de frente para o mar, ou piscina, ou riacho, ou....



Segue abaixo o diagrama:


Infelizmente não sei quem é o autor, caso alguém saiba me avise para eu poder divulgar.
Beijinhos.....

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lembrancinhas de festa com tulipas

Olá!!!!
Inicio de semana e já estou cansada, trabalho, casa e faculdade, não estou tendo muito tempo para dobrar, infelizmente.... mas logo terei uma folguinha.
Também estou ansiosa pois fiz uma encomenda de papeis da Diamond Papers que está demorando muuuito pra chegar, pois justamente os papéis que escolhi, ainda precisavam ser produzidos, fazer o quê? Mas eu prometo que assim que chegar posto as fotos para vocês ok!
Bom, vamos ao que interessa... Origamis!!!!
Confeccionei estas lembrancinhas para festa e achei que ficaram uma graça, não vejo a hora de ver várias delas em uma festa infantil.
Usei mini vasinhos e decorei com tulipas, flores que particularmente eu adoro!


 Para concluir aqui está o diagrama da tulipa e das folhas:

Beijinhos!!!!!!!

domingo, 7 de agosto de 2011

Pequeno móbile

Olá!!!!


Ontem recebemos alguns amigos em casa, foi ótimo, como sempre nos divertimos muuuuiiiito!!!!!

Durante a tarde, fui dobrando este móbile para uma de nossas amigas, a Iva, poder colocar no carro, como ela é Botafoguense doente, usei as cores do time.

Achei uma graça!!!!!









Beijinhos!!!!!

Bom Domingo!!!!!!

sábado, 6 de agosto de 2011

Tomoko Fuse

"Todo origami começa quando colocamos a mão em movimento.

Há uma grande diferença em compreender alguma coisa através da mente e compreender a mesma coisa através do tato."


Tomoko Fuse


Genial!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Chaveiros




Olá pessoal,







Dobrei estes dois chaveiros e impermeabilizei para ficarem mais resistentes. O primeiro fiz com as famosas estrelinhas e o segundo com o Brocade com 6 módulos. Não ficaram lindos???


O Brocade vou usar no meu trabalho, assim não precisarei ficar carregando na bolsa!!!!


Acho também que são ótimas opções para lembrancinha de festas de aniversário ou encontros de empresa, podendo ser incrementado tanto nas cores quanto nos acessórios!!!!


O brocade é simples de ser dobrado e o efeito do de 6 módulos é tão bonito quanto o de 30.


Para quem quiser se aventurar, este diagrama foi retirado de uma revista de origami e uma amiga me enviou, (infelizmente não sei o nome ou número da revista):








Beijinhos!!!!!


Fim de semana chegando....OBA!!!!!!!!


Divirtam-se!!!!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mandala 8 pontas

Olá!!!!



Semana muito corrida e agitada no trabalho, estou um pouco sem tempo para dobrar, infelizmente! Mesmo assim, depois de 3 dias consegui terminar uma kusudama Arabesque, que depois irei postar com os devidos créditos, pois ainda não consegui fotografar.



Para não deixar o blog desatualizado vim postar hoje o diagrama de uma mandala bem legal, não é dificil de executar e como na maioria das vezes, em se tratando de mandala, o resultado é incrível!!!!!



Infelizmente, como já tenho este diagrama a um certo tempo, não lembro sua origem, se alguém souber me diga que eu coloco os créditos, Ok!!!


Beijinhos!!!!!!