quinta-feira, 6 de junho de 2013

Série Origamistas - TOMOKO FUSE

        Olá, como prometi, começo hoje a falar um pouco sobre origamistas famosos, criadores de dobras espetaculares, e quem melhor para abrir esta série do que Tomoko fuse?

     Ao se falar em origami modular, Tomoko é considerada uma das principais mestres da arte.


     Tomoko Fuse nasceu em Niigata, em 1951. Niigata, que significa "nova lagoa", é uma província do Japão na ilha de Honshu, na costa do Mar do Japão. Como muitos artistas de origami notáveis, ela começou a estudar a arte da dobradura de papel ainda criança. 
     
Quando tinha 19 anos, seu talento para origami levou-a para passar o 2 1/2 anos estudando com origami mestre Toyoaki Kawai.
     
Fuse teve exposições de seu trabalho apresentado em todo o mundo. 
Ao longo da sua carreira, Tomoko Fuse criou uma série de desenhos originais de origami - incluindo brinquedos de papel, máscaras, pavimentações, caixas e modulares. Seu trabalho é frequentemente estudado por pessoas que estão interessadas na relação entre origami e matemática.
     
Atualmente, Tomoko vive com o marido no Japão rural. Ela é membro de vários clubes e associações do origami, incluindo Origami EUA, o Origami Associação Britânica, e o Japão Origami Association.

  • Livros

    
 Tomoko Fuse é uma das autoras mais produtiva de livros de origami. Ela começou a escrever em 1981 e disse ter escrito mais de 60 livros, a maioria dos quais foram traduzidos do japonês para o Inglês, italiano, coreano e alemão. Infelizmente, muitos dos títulos estão fora de catálogo e difíceis de encontrar para os entusiastas do origami de hoje.
Versões em inglês de alguns dos livros impressos incluem:

·         Unit Origami: Multidimensional Transformations é considerado o texto mais importante em origami modular disponível no idioma Inglês.

·         Fabulous Origami Boxes vai além da caixa quadrada básica para mostrar-lhe como criar caixas triangulares, hexagonais e octogonais. Este é um grande livro, se você estiver interessado em origami prático.

·         Origami anéis e coroas de flores: um caleidoscópio de 28 decorativa Origami Creations é uma obra diversificada que inclui instruções para brincos, broches e peças de decoração para casa. Ele se concentra em como a escolha da cor e do padrão de papel pode afetar o humor e o estilo de um modelo acabado. 

·         Kusudama Origami basicamente sobre kusudama, bem como modelos interessantes, como a hortênsia, uma mão de campânulas, um buquê de lírios e um ouriço-do-mar.
·         e outros...

  • Tomoko Fuse em linha

     Infelizmente, Tomoko Fuse não mantém um site pessoal mostrando suas adoráveis ​​criações de origami. No entanto, existe um grupo de Tomoko Fuse Flickr onde os fãs de seus projetos compartilham o trabalho que tem dobrado. 

   Você também pode encontrar uma série de tutoriais on-line que  pessoas têm criado para mostrar como dobrar alguns dos projetos mais populares do fuse, como o Espiral (Spiral) .

     Muitos artistas contemporâneos, tais como Joel Cooper e Dr. Robert J. Lang dizem ter sido influenciado pelas criações de Tomoko Fuse.



  • Tomoko Fuse e Eu


     Embora Tomoko já tenha vindo ao Brasil não tive o prazer de conhecê-la, 
Quem sabe um dia???? 
Mas, foi uma das minhas primeiras inspirações. Sempre fui apaixonada por 
kusudamas desde que comecei a dobrar e de cara, consegui um livro emprestado 
e fiz 3 obras, 3 Floral Globe, que amo e guardo até hoje decorando minha casa.

Uma delas utilizo como imagem para o blog: 





















Espero que tenham se inspirado a dobras muitas Kusudamas ao estilo Tomoko Fuse...

Fui.... me deu vontade de dobrar!!!!!

Beijinhos!!!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário